terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Ansel Adams no Brasil

Um dos mestres e pioneiros da fotografia, o norte-americano Ansel Adams (1902-1984) tem sua primeira exposição na América Latina em 2015. A mostra "Ansel Adams, Paisagens de Luz e Som" apresenta 180 obras do artista em temporadas em São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Recife.

Das 180 obras, 70 são fotos do acervo da Galeria Ansel Adams (EUA), 80 são fotos de acervos particulares e da família e 30 são objetos pessoais do artista, incluindo algumas de suas câmeras fotográficas.

Farão parte da mostra obras-primas do fotógrafo, como Monolith, The Face of Half Dome (1927), Valley View and Rainbow (1930) e Moon and Half Dome (1960).

Além das imagens, instalações sonoras fazem parte da exposição pois, antes de ser fotógrafo, Ansel também foi músico. Uma sala irá permitir que o público conheça seus objetos pessoais e ouça uma gravação original do artista ao piano.

O principal local de trabalho de Ansel, o Parque Nacional de Yosemite, também terá seus sons representados nos ambientes da exposição, proporcionando uma imersão no mundo do fotógrafo.

A exposição tem curadoria de Jeanne Adams, nora do fotógrafo, e do arquiteto Marco Antonio Ribeiro Alves, um dos sócios da BUMMUB, responsável pela vinda da exposição ao país.

A primeira cidade a receber a mostra é São Paulo, entre julho e agosto, no Instituto Tomie Ohtake. Depois segue para Belo Horizonte, de setembro a novembro de 2015; Curitiba, entre janeiro e março de 2016; e termina sua passagem pelo Brasil em Recife, de abril a maio de 2016.
(Maiores detalhes aqui)

4 comentários:

Guillermo Aldaya disse...

Sinceramente, não dá para perder essa exposição.

Jose lins disse...

Já vamos pensando na mobilização do "Bonde do PhC" pra invadir Sampa ou BH!

Marcanti disse...

Já estou dentro de qualquer bonde,coloca meu nome...

Guillermo Aldaya disse...

Mas sobre o fotógrafo aqui: http://www.anseladams.com/ansel-adams-information/