quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Em Paris, para o G.A.


Canon EOS 40D, Iso 3200, f/4.5, 1/15 seg.
Eu e Guillermo havíamos conversado sobre esse tipo de imagem, muito comum em cemitérios. Essa foi feita dento de uma igreja, a Notre-Dame de Paris. Procurei um ângulo alternativo.

7 comentários:

Jose lins disse...

Ei Guillermo, postei a foto da qual lhe falei. Abraço.

Guillermo Aldaya disse...

É muito linda a imagem, Lins. Esculturas, teoricamente, são pensadas para ser vistas desde todos os pontos possíveis. Mas, na prática, como acontece com todos nós, tem um ângulo mais fotogênico. No caso, apesar do inusitado do ponto de vista, a mensagem está aí, íntegra. Luz, cores, todo a favor. Valeu aguentar a respiração -mais uma vez!

Amauri Jr. disse...

Essa catedral é mágica para fotos. A Luz que entra pelos vitrais é fantastica. Pena que já estive lá algumas vezes em horários diferentes a não consegui encontrar essa "luz ideal". Lins eu gosto muito desses ângulos alternativos. Eu tenho certeza que muitos diriam que a escultura deveria estar no lado oposto, pois da forma que está indica que o objeto central está saindo da foto. O que tem que sair é esse tipo de mentalidade. E só para rebater técnica de composição com técnica de composição vc usou perfeitamente a regra dos terços. No fundo o que vale é o gosto do autor e só para variar o seu é excelente!

Jose lins disse...

Grande Amauri! Valeu pela força!
Você tem toda razão. Estas regras, que são muitas e contraditórias em alguns casos, devem ser encaradas apenas como guias, não como leis. E no caso desta foto, o objeto principal é composto, não se resumindo apenas na figura humana. A cruz segundo minha visão na hora do clique e depois também, tem a mesma importância na história que queria contar. Sem ela, o sentido da imagem muda totalmente. E para trazer a figura feminina para a esquerda eu teria que eliminar a cruz. Vale ressaltar também que regra que você citou se refere a objetos que representem movimento. E a pessoa representada neste caso está de joelhos. O fato de ela estar olhando para fora do quadro traz para dentro do quadro a figura do "objeto implícito" e amplia o universo do assunto.. Mas isso seria tema para outro papo. O que você disse é importante. Nenhuma regra pode subjugar a intensão do autor.
O que acham nossos amigos do blog? Esse tema é bem legal de se discutir.

Jose lins disse...

Digo INTENÇÃO.

Carlos Fonseca disse...

mestre Lins, ficou ótima essa luz delinenando a cruz e a fiel

Alcides Jr. disse...

A foto está linda! Quanto à discussão do tema proposto, sugiro ficar pro próximo PhotoConversa.