sábado, 13 de novembro de 2010

Entardecendo com Fátima Castro


São Pedro da Aldeia, RJ, 2006
Canon EOS Rebel XT, objetiva Sigma 18-200, Iso 100, f/11, 1/200
Tentativa de simular um polaroid transfer

5 comentários:

Alcides Jr. disse...

Olha Lins, não sei o que é o tal do Polaroid transfer, só sei que a foto ficou espetacular. Parabéns!

Jose lins disse...

Valeu pela força, super Alcides!
Polaroid transfer é um processo fotográfico em que você transfere a imagem da emulsão de filmes polaroid do tipo fp100c ou 669 para um outro suporte qualquer, tipo tecido, outros papéis, loça etc. Na verdade, existe técnicas que permitem fazer isso com a emulsão de alguns papéis fotográficos comuns também. Mas esses eu nunca tentei fazer. Depois vou postar essa mesma foto com uma aparência mais próxima do real. Não fiz isso agora, porque a imagem fica mais lavada do que a que você está vendo agora. Se bem que se pode dar uma acentuada nas cores e no contraste quando se usa vinagre branco no processo. Confesso que fiz algumas incursões nesse processo, mas não fui fundo não. Faltou aprender muita coisa básica.
Abraço.

Alcides Jr. disse...

Lins, esses conhecimentos estão quase no campo da alquimia...talvez se colocar uma perna de rã ou um antena de grilo...rsrsrsrs. Acho que gosto mais do processo de tirar a foto do que de revelá-la.

HLuisa disse...

Linda! Mas versão com as cores mais próximas do real tem uma beleza de dourado ímpar.

Jose lins disse...

Oi Helena,
Só pra esclarecer, esta é a imagem mais próxima do "real da natureza". O céu estava mesmo muito vermelho. A outra está mais próxima do "real do polaroid transfer".
Beijo