Abstrato: silêncio
O Projeto, que reúne obras de 13 fotógrafos, é o primeiro de uma série temática dedicada a resgatar as melhores fotos postadas no blog durante seus já mais de cinco frutíferos anos de vida. Fotos norteadas pela abstração, pela certeza de que “o fato documental não é o ápice da imagem fotográfica” 1, de que “a ficcionalização faz parte da interpretação do objeto fotográfico” 1.
O poder de cores, formas e texturas se sobrepõe ao poder de representação. Cada click se supõe um convite, uma provocação. “No fundo, a Fotografia é subversiva, não quando aterroriza, perturba ou mesmo estigmatiza, mas quando é pensativa.”2
É do espectador a última palavra: criar, inventar, imaginar, vislumbrar possíveis histórias e situações. Adentrar na imagem por intermédio de suas senhas-códigos visuais e, em franca simulação e encenação, experimentar vivências, sensações e sentimentos1.
“... Sem aventura, nada de foto. [ ] A subjetividade absoluta é atingida em um estado, um esforço... (fechar os olhos é fazer a imagem falar no silêncio)2.
Guillermo Aldaya / PhotoConversa
Fotógrafos participantes:
Amauri Jr.
Dimitri Costa
Graça Vilarino
Guillermo Aldaya
João Semeraro
Jorge Amon
José Lins
Leila Scheide
Marcelo Maia
Márcio Balducci
Marcio Castro
Marlon Sá
Rafael Quintella
1 Georgia Quintas, Por que enxergamos as fotografias?;Olhavê, 2011
2 Roland Barthes, A câmara clara; Editora Nova Fronteira, 2011
(Fotografia: João Semeraro; Projeto Gráfico: Lúcia Pacheco)
Nenhum comentário:
Postar um comentário