quinta-feira, 30 de julho de 2015

PhotoConversa na ABAF

Exposição na ABAF durante agosto de 2015

Abstrato: silêncio

O Projeto, que reúne obras de 13 fotógrafos, é o primeiro de uma série temática dedicada a resgatar as melhores fotos postadas no blog durante seus já mais de cinco frutíferos anos de vida.  Fotos norteadas pela abstração, pela certeza de que “o fato documental não é o ápice da imagem fotográfica” 1, de que “a ficcionalização faz parte da interpretação do objeto fotográfico” 1.
O poder de cores, formas e texturas se sobrepõe ao poder de representação. Cada click se supõe um convite, uma provocação. “No fundo, a Fotografia é subversiva, não quando aterroriza, perturba ou mesmo estigmatiza, mas quando é pensativa.2
É do espectador a última palavra: criar, inventar, imaginar, vislumbrar possíveis histórias e situações. Adentrar na imagem por intermédio de suas senhas-códigos visuais e, em franca simulação e encenação, experimentar vivências, sensações e sentimentos1.
“... Sem aventura, nada de foto. [ ] A subjetividade absoluta é atingida em um estado, um esforço...  (fechar os olhos é fazer a imagem falar no silêncio)2.
Guillermo Aldaya / PhotoConversa

Fotógrafos participantes:

Amauri Jr.
Dimitri Costa
Graça Vilarino
Guillermo Aldaya
 João Semeraro
Jorge Amon
José Lins
Leila Scheide
Marcelo Maia
Márcio Balducci
Marcio Castro
Marlon Sá
Rafael Quintella

Georgia Quintas, Por que enxergamos as fotografias?;Olhavê, 2011
2 Roland Barthes, A câmara clara; Editora Nova Fronteira, 2011

(Fotografia: João Semeraro; Projeto Gráfico: Lúcia Pacheco)
Postar um comentário